Fórum de discussão sobre os jogos eletrônicos no processo educacional e na formação moral do aluno.

Tags: jogos aprendizagem comportamento
07/05/2007 21:07
De: marta soares e maria chagas
IP: 192.168.3.124, 201.32.243.99

Resposta dos jogos eletronicos

As habilidades contruídas como noções de espaço, tempo, memória, concentração, criação de estratégias que possibilitem resolução de problemas, são nitidas na proposta dos jogos eletronicos mesmo que de maneira oculta, pedagogicamente podemos dizer que os interreses culturais, os saberes empregados fazem parte de um processo educativo.
O contexto social  do mundo atual, como as guerras, os assinatos em serie, as chacinas  levados para os jogos seduzem os jogadores de forma a interagirem com toda essa problematica,  porém,  não podemos afirmar que todo jogo pode ser diretamente trabalhado no ambito escolar, é preciso que o educador  esteja atualizado e utilize esse conhecimento criticamente levando o educando a analizar toda proposta do jogo.
Entendemos por pedagogia cultural os processos educativos que ocorem em varios locais alem da escola, o sujeito apernde de difentes formas, em diferentes contextos, em diferentes lugares, por  isso concordo com o autor: o jogo educa.
07/05/2007 20:46
De: Marta
IP: 192.168.3.128, 201.32.243.99

Jogos Eletronicos, Educação e Violência

Como em tudo esistem os pontos negetivo e os pontos positivos, os jogos tambem podem contribuir Como em tudo esistem os pontos positivos e os pontos negativo, se o individui não tem uma boa estrutura emocional equilibrada, vive no meio onde tem violência, e ainda erda dos seus é claro estes jogos podem influênciar, (a depender dos jogos). Por outro lado eles contribuem para a educação, desenvolve o senso critico, a percepção,  a concentração e etc. o jogo pode aproximar o individuo da sua realidade.
Pedagogia Cultural, entende que os processos educativos ocorrem em vários locais além da escola, os sujeitos aprendem em diferentes lugares, de diferentes formas, em diferentes contextos.
07/05/2007 21:08
De: SUELI GONÇALVES PINHEIRO
IP: 192.168.3.126, 201.32.243.99

JOGOS ELETRÔNICOS,educação e violência

Bem, as habilidades desenvolvidas são: coordenação motora,percepção,agilidade,raciocínio lógico,concentração,cooperação,etc.Pedagogicamente(a depender do jogo)eles ajudam o aluno a construir o conhecimento,desenvolver o raciocínio lógico e estimular a criatividade entre tantos outros objetivos.
Os jogos seduzem pelo fato de mexerem com o emocional de quem está interagindo,o espírito de luta,competitividade,agilidade na percepçãoXcoordenação motora,além do imaginário(muitos assumem um personagem fictício que gostariam de ser na realidade transportando seus desejos reprimidos para o jogo.Jogos mais praticados,não conheço,já ouvi falar em Residence Evil,Construção de cidades,Paciência,Harry Potter,MORTAL COMBAT,JOGOS DE LUTA,etc.Não tive a oportunidade de  visualizar ainda a articulação do jogo com o conteúdo escolar.
Alguns autores afirmam que os jogos eletrônicos levam à agressividade por causa da grande demanda da violência cometida por jovens atualmente na sociedade e o comportamento destes no ato da agressão lembram muito as ações praticadas por personagens de jogos considerados violentos.
Bem,entendo que a PEDAGOGIA CULTURAL é o processo educativo adquirido em diferentes lugares,de diferentes formas e em diferentes contextos.A PEDAGOGIA CULTURAL  utiliza o jogo como ferramenta para educar.
07/05/2007 20:35
De: Claudia Maria Andrade Silva
IP: 192.168.3.130, 201.32.243.99

Jogos eletrônicos e educação

1- A competição, o desenvolve a coordenação motora, o raciocinio lógico, a percepção visual e acriatividade.
2- Por ser interessantes eles chamam a atenção das crianças e adolescentes com jogos interativos.
Os jogos mais praticados são futebol,combat,super mario,jogo do milhão. O jogo que visualizei que contém contéudo escolar que por sinal gosto muito de jogar com meu filho é o jogo do milhão.
3- Por que exitem jogos de luta que crianças e adolescentes costumam jogar como eles estivessem mesmo lutando dentro do jogo,assim ficam viciados mexendo com o psicológico deles levando as vezes a loucuras como até a matar.
4- A pedagogia cultural é um processo educativo que ocorre em vários locais além da escola.
A relação com os jogos eletrônicos fica no buscar conhecimentos,analisar, interagir com todas as coisas que se tem ao seu redor.
08/05/2007 15:14
De: Edilene silva (edi68ss@gmail.com.br)
IP: 201.32.213.22

Jogos eletronicos e educacao

Várias habilidades são desenvolvidas com ex; a coordenação motora, percepção agilidade, cooperação.
pedagogicamente podemos destacar o raciocinio logico e a concentração que tem grande valor para a educação das pessoas, considerando que tudo isso pode levar a um interesse maior pelas disciplinas estudads nas escolas.
os jogos seduzem pelo lúdico, pela disputa, e por ser interativo se torna mais atraente, é uma brincadeira que as crianças levam a sério, por isso eu diria que são educativos em termos, pois alguns educam para a violência(se bem que violência se aprende também no meio em que vivemos)e outros são educativos de maneira construtiva e cultural, a pedagogia cultural entende que o processo educativo ocorre em vários ambientes entre eles a escola, o meio social dentre outros.
07/05/2007 20:38
De: Maria de Fátima
IP: 192.168.3.137, 201.32.243.99

JJogos eletrónicos, educação e violencia

1-O jogo eletronico não é responsável pela violencia. Ele pode estimular pessoas que já tenha dentro de si tendencia a serem violentos, que trazem na herança, ou convivem em ambientes de conflitos, usam drogas, etc.
2-coordenação motora, imaginação estimulam o raciocinio, competição, colaboração constroi conhecimentos.( a depender do jogo )
3-Porque está muito próximo do seu dia-a-dia o seu convivio na escola, em casa,ele tem o contrle da situação. Os jogos de ação, guerra, jogo educativo a contrução de uma cidade.
Por causa de atos violentos ocorridos em cinemas, escolas citadoas no texto. Pedagogia Cultural é a educação realizada em diferentes lugares, formas e contexto. Ocorrem em vários lugares
07/05/2007 19:52
De: cristina
IP: 192.168.3.176, 201.32.243.99

Jogos eletonicos na educação

qualquer jogo, independente dos objetivos,do seu planejamento,pode ser empregado no processo de aprendizagem.  
-
porque e ludico, a criança interage com a maquina
playstation
ainda não observei interaçao com a escola
desenvolvimento ataque e defesa com base no uso de armas e golpes fisicos gerando para os jovens muitas vezes atos de violencia.
10/05/2007 10:35
De: SILVIA SANTOS DO NASCIMENTO
IP: 10.100.101.63, 200.187.22.66

Jogos Eletrônicos na Educação

A busca das crianças por entretenimento está em constante mudança, desde as brincadeiras tradicionais até os jogos eletrônicos cada vez mais realistas. Embora popular como forma de entretenimento, enfrentamos uma realidade em que o uso dos jogos eletrônicos é pouco discutido ou, pior, é discutido por pessoas com uma visão parcial do assunto, já que não utilizam os jogos eletrônicos  para entretenimento como as crianças, apresentando visões limitadas sobre seus benefícios e prejuízos. Alguns estudos apresentam, de maneira direta, como os jogos eletrônicos estão presentes nas vidas de nossas crianças, como o assunto é discriminado, pré-julgado e desconhecido pela sociedade, os atuais estudos mostram o quão importante é debater o assunto na escola e como é possível integrar o uso dos jogos eletrônicos de forma positiva na vida dessas crianças.
A prática de jogos eletrônicos entre os alunos podem, com a ajuda dos envolvidos, constatarem que é possível utilizar o referido jogo como ferramenta didática e como estamos atrasados em colocar o tema em pauta nas nossas escolas.
08/05/2007 20:40
De: Dania
IP: 192.168.3.64, 201.32.244.42

Jogos eletronicos na educação

* Os jogos eletrônicos sempre educam porque são constituidos por conteúdos específicos, ou seja, ao serem desenvolvidos,  são empregados saberes, interesses, objetivos, estratégias, etc.
* Os jogos que tenho observado sendo praticado por jovens e adolescentes são os do tipo interativo, como Run Scap e Raboo. Nunca imaginei um jogo com conteúdo educativo, exceto em jogos para crianças muito pequenas.
* A  pedagogia cultural entende que os processos educativos ocorrem em vários locais além da escola. Os sujeitos aprendem em diferentes lugares, de diferentes formas, em diferentes contextos. Além da escola, são igualmente considerados como espaços pedagógicos os momentos/lugares como os jogos eletrônicos, os filmes, as revistas, as bibliotecas, os jornais, os brinquedos, os anúncios publicitários, etc.
10/05/2007 19:17
De: Tatiane S.Silva
IP: 192.168.3.136, 201.50.15.148

Jogos Eletrônicos e Educação


1º- Raciocínio lógico ,percepção visual, coordenação motora, agilidade e atenção.
2°- a)Os jogos de combates. Suponho que seja pela adrenalina de combateros rivais.
     b) Sim, SuperMário, Jogo do Milhão.
3º- a) Devido aos acontecimentos trágicos,que foram comprovados a influência de jogos com armas.
      Entende-se que os processos educativos ocurrem em vários locais além da escola, onde o sujeito aprende  em diferentes lugares, de diferentes formas e contextos.
      São iguamente consederados com espaços pedagógicos os momentos/lugares:como os jogos eletrônico, os brinquedos e outros
26/12/2007 14:53
De: fernanda
IP: 201.69.251.10

TCC

Olá a todos...
Gostaria de pedir a ajuda de alguem que tivesse conhecimento sobre o beneficio que os jogos eletronicos podem proporcionar para a criança em fase de aquisição de conhecimento, pois pretendo elaborar meu TCC abordando esse tema...etou no ultimo ano do curdo de Pedagogia...e se alguem puder me ajudar mandando artigos e opniões em meu e-mail ficarei extremamente grata...
mto obrigada
e-mail(nanda_linkin@msn.com)
Seu IP: 54.161.45.156 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)