Fórum de discussão sobre os jogos eletrônicos no processo educacional e na formação moral do aluno.

Tags: jogos aprendizagem comportamento
07/05/2007 17:09
De: Luzia
IP: 200.187.22.70

Jogos eletrônicos e Educação

Após a leitura do texto sobre Jogos Eletrônicos e Educação, alguns questionamentos surgem tipo: 1-Que habilidades são desenvolvidas em crianças e adolescentes no decorrer de um jogo eletrônico já que o autor do texto Cláudio Lúcio Mendes afirma que eles educam? Em que contribuem pedagogicamente?
2-Porque eles seduzem e levam a tanta concentração? Quais os tipos de jogos mais praticados por crianças e adolescentes, observados por você? Já visualizou a articulação do jogo com o conteúdo escolar? Em que jogo?
3-Por que alguns autores afirmam que os jogos eletrônicos levam a comportamentos violentos? O que é a Pedagogia cultural e qual a sua relação com os jogos eletrônicos?
10/05/2007 10:35
De: SILVIA SANTOS DO NASCIMENTO
IP: 10.100.101.63, 200.187.22.66

Jogos Eletrônicos na Educação

A busca das crianças por entretenimento está em constante mudança, desde as brincadeiras tradicionais até os jogos eletrônicos cada vez mais realistas. Embora popular como forma de entretenimento, enfrentamos uma realidade em que o uso dos jogos eletrônicos é pouco discutido ou, pior, é discutido por pessoas com uma visão parcial do assunto, já que não utilizam os jogos eletrônicos  para entretenimento como as crianças, apresentando visões limitadas sobre seus benefícios e prejuízos. Alguns estudos apresentam, de maneira direta, como os jogos eletrônicos estão presentes nas vidas de nossas crianças, como o assunto é discriminado, pré-julgado e desconhecido pela sociedade, os atuais estudos mostram o quão importante é debater o assunto na escola e como é possível integrar o uso dos jogos eletrônicos de forma positiva na vida dessas crianças.
A prática de jogos eletrônicos entre os alunos podem, com a ajuda dos envolvidos, constatarem que é possível utilizar o referido jogo como ferramenta didática e como estamos atrasados em colocar o tema em pauta nas nossas escolas.
08/05/2007 20:34
De: emeimei
IP: 192.168.3.81, 201.32.244.42

JOGOS

É IMPORTANTE SALIENTAR QUE OS JOGOS ENSINA MUITAS COISAS BOS, MAS AO MESMO TEMPO DESTROI MUITA COISA TAMBÉM, OU SEJA, APRENDEMOS COISAS BOAS, COMO PERCEPÇÃO, AGILIDADE, RACIOCÍNIO, VELOCIDADE, ENFIM  DESENVOLVEMOS MUITA NOSSA INTELIGÊNCIA, POR OUTRO LADO APREDEMOS COISAS QUE NÃO NOS LEVA A LUGAR ALGUM, OU MELHOS APRENDEMOS VIOLÊNCIA E NÂO ADIANTA ARGUMENTAR QUE A VIOLÊNCIA DOS  JOGOS DEPENDE DO PONTO DE VISTA DE CADA UM. A VIOLÊNCIA DOS JOGOS É CONSTANTE E SE OS PAIS NÃO COLOCA UM "FREIO" NA CRIANÇADA SABE ONDE PODE PARAR, CRIANÇA NÃO TEM FREIOS E OS JOGOS NÃO TEM LIMITES. JOGO É FUNDAMENTAL NA VIDA DE CADA UM SIM, MAS É IMPORTANTE SABER SEPARAR JOGOS QUE INSINAM, EDUCAM, DESENVOLVEM E JOGOS QUE LEVAM A VIOLÊNCIA, PRECISAMOS APRENDER DE FORMAR DEFERENTES O QUE NÃO PRECISAMOS É APRENDER VIOLÊNCIA.
05/05/2008 21:13
De: THIAgo
IP: 189.13.16.205

Re: Jogos eletronicos

Nome do Server: MuThunder Principal
Velocidade da Net 10Mbps
Localização so Server: Brasil- São Paulo
Maximo de players online: 200
Up Time: 100% (24h - 7 dias por semana)
IP e Porta: No Launcher
XP e Drop: 3.000 - 60%
TimeZone do Server: (GMT - 03:00) Brasilia
Life dos montros(HP): 90% (10% mais fracos)
Bug Bless: Desligado
Jewel of Life: Vende no NPC
Jewel of Bless: Não Vende
Jewel of Soul: Vende no NPC
Jewel of Chaos: Vende no NPC
Rate da Soul: 90%
Rate da Life: 95%
Rate das jóias e itens com luck: 90%
Pontos ganho por Level para MG e DL: 7
Pontos ganho por Level para DK , DW e ELF: 5
Level para criar MG: 220
Level para criar Guild: 300
Level para deletar char: 400
Level para deletar Guild: 400
Trade / Bau: Trade Offiline / Bau On
Nome do Server: MuThunder Titan
Velocidade da Net 10Mbps
Localização so Server: Brasil- São Paulo
Maximo de players online: 200
Up Time: 100% (24h - 7 dias por semana)
XP e Drop: 3.000 - 60%
TimeZone do Server: (GMT - 03:00) Brasilia
Life dos montros(HP): 90% (10% mais fracos)
Bug Bless: Desligado
Jewel of Life: Vende no NPC
Jewel of Bless: Não Vende
Jewel of Soul: Vende no NPC
Jewel of Chaos: Vende no NPC
Rate da Soul: 90%
Rate da Life: 95%
Rate das jóias e itens com luck: 90%
Trade / Bau: Trade Online / Bau OFF
O Servidor Disponibiliza de 4 Servidore a mais
Ficara Online nos proximos dias
Servidor Master
Servidor War
Servidor Eventos
Servidor Imperium
Esquema de resete: Free LvL 450 Pontos 300
Esqueama de resete: Vip LvL 400 Pontos 400
WebSite: www.thundermu.com
WebSite: www.thundermu.org
07/05/2007 20:48
De: sueli e rosenilda
IP: 192.168.3.133, 201.32.243.99

Jogos eletronico

sao desenvolvidos grandes habilidades onde se joga com emoçao ,aventura eestilo.O jogo tambem educar a criança na base  da leitura  sao contituidos por curriculos  culturais espercificos.Os jogos mais usado pelas cça e os jvn sao ;jogos de copa ,pokemon eo ivnovador playstation200.
A pedagogia cultural entende por um processo educativo onde ocorrem em varios lugares e ate nas escolar .A violencia existe e esta em toda sociedade em pricipio universal observando uma norma  social em relaçao entre alguns jogos.
07/05/2007 21:08
De: SUELI GONÇALVES PINHEIRO
IP: 192.168.3.126, 201.32.243.99

JOGOS ELETRÔNICOS,educação e violência

Bem, as habilidades desenvolvidas são: coordenação motora,percepção,agilidade,raciocínio lógico,concentração,cooperação,etc.Pedagogicamente(a depender do jogo)eles ajudam o aluno a construir o conhecimento,desenvolver o raciocínio lógico e estimular a criatividade entre tantos outros objetivos.
Os jogos seduzem pelo fato de mexerem com o emocional de quem está interagindo,o espírito de luta,competitividade,agilidade na percepçãoXcoordenação motora,além do imaginário(muitos assumem um personagem fictício que gostariam de ser na realidade transportando seus desejos reprimidos para o jogo.Jogos mais praticados,não conheço,já ouvi falar em Residence Evil,Construção de cidades,Paciência,Harry Potter,MORTAL COMBAT,JOGOS DE LUTA,etc.Não tive a oportunidade de  visualizar ainda a articulação do jogo com o conteúdo escolar.
Alguns autores afirmam que os jogos eletrônicos levam à agressividade por causa da grande demanda da violência cometida por jovens atualmente na sociedade e o comportamento destes no ato da agressão lembram muito as ações praticadas por personagens de jogos considerados violentos.
Bem,entendo que a PEDAGOGIA CULTURAL é o processo educativo adquirido em diferentes lugares,de diferentes formas e em diferentes contextos.A PEDAGOGIA CULTURAL  utiliza o jogo como ferramenta para educar.
07/05/2007 20:08
De: carol e jucilene
IP: 192.168.3.150, 201.32.243.99

Resposta

* Segundo Cláudio Lúcio Mendes, os jogos eletrônicos sempre educam desde quando haja um interesse cultural e  sejam constituídos por curriculos culturais e especificos. É importante que tenham também objetivos, saberes, estratégias dentro dos processos do desenvolvimento dos jovens. Os jogos que tem como objetivo o desenvolvimento de ataque e defesa com base no uso de armas e golpes fisícos geram violencia que também é fruto da falta de limites dos pais e da má escolha desses jogos que termina influenciando no comportamento.
* A Pedagogia cultural entende que o processo educativo ocorre em vários ambientes entre eles a escola. O individuo está aberto para a aprendixagem em diferentes meios, lugares, formas e contextos além da vivencia social e dos meios de comunicação.
* Alguns jogos que as crianças e jovens mais brincam é video game, carro de controle remoto, jogos eletrônicos de apostas, etc.
08/05/2007 20:38
De: Ana Paula Borges
IP: 192.168.3.199, 201.32.244.42

Jogos eletronicos na educacao

Acredito que os jogos podem educar sim! Como tudo o que aprendemos na vida, eles podem tomar diversos rumos. Já foi citado que os jogos virtuais aceleram a captação de informações pelo cérebro. Ou seja, a criança desenvolve a agilidade de raciocínio, como também de movimentos corporais. Mas não poderíamos deixar de citar também sua enorme influência no que se refere à violência. Certo que a violência não vem somente dos jogos, mas sejamos francos, quem não conhece uma criança que agride outra com o mesmo golpe que viu no vídeogame?
Os jogos estão aí para auxiliar no processo de aprendizagem, seja ela construtiva ou destrutiva. Os tipos de jogos deveriam ser, em maior parte, compartilhados. Isso aumentaria a noção da importância de interagir com o outro.
Eu mesma amo um jogo chamado bomberman, o qual conheci no videogame saturno em 95 e que hoje tenho no meu celular. Amo matar os bichos com bombas! de certa forma, isso também não seria violento?
07/05/2007 23:19
De: marcia (dannymarciav@yahoo.com.br)
IP: 189.13.111.194

Jogos eletrônicos e educação

Varias habilidades são desenvolvidas dentro de um jogo eletrônico como: criatividade, concentração, habilidade motora, raciocínio lógico, controle.Esses jogos possuem diferentes interesses,objetivos, e estratégias. O conteúdo do jogo é mais voltado ao ambiente escolar, relacionando o jogo a matérias especificas como:matemática, Física, Historia...e isso contribui para o seu conhecimento pedagógico. Mas crianças e adolescente pelo que posso perceber procuram por jogos que contenham mais ação como os jogos do tipo: persiguição, de atirar, de luta, de corrida e outros, onde eles podem vivenciar o jogo(fazer parte) e por isso se concentram tanto ,pois estão “dento do jogo” . Particularmente conheço poucos jogos educativos. Alguns autores  afirmam que os jogos eletrônicos levam a comportamentos violentos devido aos exemplos ocorridos ultimamente por adolescentes que assistem a esses jogos violentos como o rapaz do cinema que metralhou a platéia como nos jogos.
08/05/2007 19:17
De: Terezinha Peruna de Jesus (terezinhaperuna@yahoo.com.br)
IP: 192.168.3.128, 201.32.243.99

Jogos eletrônicos e educação

1. Os jogos  eletrônicos, desenvolvem  na criança ou adolescente, habilidades para a construção do conhecimento sobre si, sobre os outros e sobre as coisas que o rodeiam. desenvolvendo a coordenação motora, o senso crítico, a percepçao, agilidade, cooperação dentre outras; possibilitando melhor desempenho em suas atividades.
2. Porque trata de assunto da atualidade da tecnologia que está tão em evidência. Os jogos mais praticados são os jogos de ação. Quanto a visualização a articulação do jogo com o conteúdo escolar, não tenho prática de sala de aula.
3. Porque de certa forma, os jogos de violência, estimula à violência; muito embora não há uma relação direta entre os jogos que tem como tema a violência e a violência observada no cenário social.
Pedagogia  cultural é um processo educativo que ocorre em vários locais além da escola. A sua relação com os jogos eletrônicos: individuos apendem em diferentes lugares, formas e contextos sócio-educativos. A pedagogia cultural sai do currículo escolar e atinge o espaço dos quais  esses indivíduos fazem parte.    
               

15/05/2007 19:06
De: adailto da anunciação santos
IP: 192.168.3.64, 189.13.114.90

Jogos eletronicos

Os jogos eletronicos desenvolvem habilidades como a percepção, concentração, coordenação motora e memorização, onde o usuário e chamado a fazer parte das historias, existem jogos que educam em forma de instrução, como os de perguntas e respostas. E os da serie civilization RPG e SIMCITY, muito usados e que simulam o desenvolvimento de civilações abstratas em vários niveis de evolução(RPG) e o SIMCITY objetiva a administração e desenvolvimento urbano de uma cidade, ambos não foram desenvolvidos para fins educativos mais são usados para este fin (educacional).
pedagogia cultural esta relacionada com a apredizagem dos valores politicos, socias e economicos, ou seja  tornar o individuo critico, pensante formador de opnião.
os jogadores elaboram respostas a cada tipo de jogo e cada jogo tem o seu conjunto de respostas exigindo formulações para cada momento diferente ou seja criando estrategias e táticas para cada jogo. então cada jogo leva a um processo de aprendizagem ou conquista, finalizando os jogos  traz diversas formas de educar.
Seu IP: 3.85.245.126 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)