Professores, neste espaço vamos discutir o nosso papel na criação de situações de aprendizagem.

Tags: e tecnologia
16/03/2007 19:07
De: Ilda Martins de Sousa
IP: 200.140.108.224

Papel do professor

Como todos nós, os alunos precisam colocar a mão na massa para aprender, pois só reproduzir não traz a aprendizagem necessária para o seu crescimento.
Portanto os alunos necessitam vivenciar ações reflexivas onde ele tem que pensar decidir e agir demonstrando o seu crescimento e sua aprendizagem.
O professor como bom mediador tem que estar propiciando estes momentos aos seus alunos, só assim ele contribuirá para o se crescimento.    
14/03/2007 16:22
De: Telma Dias de Sousa
IP: 200.140.108.224

Papel do professor

    O importante é aprender e desaprender, pois o mundo tem se transformado a cada dia que passa. E não é possível estagnar-se, pois com o uso das tecnologias o crescimento dos educandos acaba sendo indiretamente as responsável pela transformação cultural do mundo em que vivemos. É necessário reorganizar-se e aprofundar-se  em ter novos conhecimentos para uma trajetória profissional onde nossos alunos só têm a ganhar.
15/03/2007 22:14
De: Adalberto José da Silveira
IP: 200.140.108.224

O Papel do Professor

Concordo plenamente com você professora Maria Elisabette, ainda estamos presos a muitos teoremas e fórmulas tentando adquirir uma transmissão de aprendizagem. Essa questão de reprodução do passado, nos deixa muito alienados ao insucesso, levando-nos a negativas frustrações. O processo de uso de todas as tecnologias disponíveis no momento, faz com que, desenvolvemos com mais segurança e dinamismo, nossa meta de trabalho e com toda certeza com mais garantia de qualidade do ensino, de forma que os alunos possam transformar as informações em conhecimento.
01/06/2007 08:31
De: Alex (alexpsbarros@hotmail.com)
IP: 201.10.182.57

Papel do educador

Quando se diz “Na mediação pedagógica, o professor tem a função de observar, articular e orientar o aluno, fazendo a mediação pedagógica do aluno com o conhecimento.”, concordo plenamente, pois hoje com o surgimento e incorporação acelerada das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, tem-se que propiciar ao aluno a liberdade de incorporar, há seu tempo e sua maneira o conhecimento dessas tecnologias, pois quanto menor interferência do professor melhor será a aceitação e incorporação deste saber.
08/11/2006 19:46
De: Suely Gomes Castilho
IP: 201.88.116.87

O papel do professor

 Diante do avanço tecnologico o professor deve ter consciência que seu papel não é mais de um mero transmissor de conteúdo.
 É necessario que nós educadores, tenhamos a disponibilidade de procurarmos meios que promova o interesse do aluno diante de tais mudanças.
                                                     Suely
14/03/2007 16:25
De: Adonias Martins de Sousa
IP: 200.140.108.224

O papel do professor na criação de situações de aprendizagem

Hoje, com toda a tecnologia assimilada pela maioria de nossos alunos, cabe ao professor buscar estar atualizado dentro da tecnoligia digital. O professor não deve se colocar como o responsavel pela transmição do conhecimento, sim como mediador, partindo do conheciemtno prévio do aluno para  a reflexão do todo.
Utilizando deste principio o professor, envolverá seu aluno em suas aulas tornado-as mais dinâmicas e contará com a participação efetiva de seus alunos. Agindo assim, o professor estará construindo juntamente com seus alunos o  conhecimento e deixa de ser um reprodutor de conteúdos.
A tecnologia está presente em todos os lugares, sendo que cada um com suas possibilidades, cabe ao professor saber aprovita-la.
28/09/2006 10:18
De: Isabel
IP: 200.103.28.219

Contirbuição

O papel do professor na aprendizagem não é mais aquele que tem de saber tudo. Ele aprendi junto com aluno. O seu papel é de mediador e orientador, pois ele tem uma bagagem maior do que do aluno, pois ele já passou por mais etapas de aprendizagem e tem um amadurecimento, mas nem por isso tem que se portar como dono do saber. O professor tem que ser criativo, conhecer as limitações suas e dos seus alunos e respeitar  o tempo de cada um, embora sabendo disso não é fácil pra ele colocar isso em prática. Devido a isso ele tem que buscar sempre novos caminhos e ter formação contínua.
Não podemos ficar estático diante dos novos desafios.
08/11/2006 13:57
De: Wilma Cardoso
IP: 201.40.56.5

Papel do educador

Por causa da rápida renovação de saberes e informações, a tecnologia está cada vez mais presente nas escolas, levando à mudanças no papel desempenhado pelo educador. Ele deve se atualizar constantemente para dominar as novas ferramentas e buscar maneiras de conectar os conteúdos curriculares aos conhecimentos que vêm de fora da sala de aula.
O educador deve assumir o papel de investigador, um pesquisador desses conhecimentos. Ter uma prática inovadora, criativa, articulada, precisa ser parceiro, companheiro dos alunos nesse imenso processo que é o ensino-aprendizagem.
09/11/2006 15:10
De: Maria Valdete Gomes Vieira
IP: 201.40.62.9

Papel do professor

      Diante de uma sociedade em que os apelos mediátistas e os modismos funcionam cada vez mais como diretrizes para a ação e para o comportamento dos nossos alunos, o professor tem que ser um aprendiz permanente, desenvolvendo sempre habilidades de coloboração, comunicação, pesquiza e pensamento. Há uma nova moda em educação, a das "novas competências", diante desta realidade, o professor precisa deixar de ser selecionador para ser um gestor do conhecimento.
      Daí a importância do trabalho de sedução  do professor, frente aos alunos, talves hoje o mais importante não seja "ensinar" mas encantar. É preciso mostrar aos nossos alunos que "aprender é gostoso, mas exige esforço"como dizia Paulo Freire. Para isso o professor precisa enovar a cada dia, e para isso precisa conhecer só assim, paderá fazer uma seleção crítica das informações e garantir uma aprendizagem de qualidade e prazerosa.        
Seu IP: 54.224.151.24 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)