Forum para troca de conhecimentos referente aos planos de aula de educacao fisica para o ensino fundamental nas series iniciais. com conhecimento tambem nas demais series.

Tags: educacao de plano fisica aula series iniciais
11/04/2010 21:30
De: Clarice Corrêa
IP: 200.195.232.242

Re: Re: Plano de aula do 2º ano do ensino fundamental

Olá espero poder contribuir com este planejamento  Baseado  nas Inteligência Motora  em Contexto.
Boa sorte.
Plano de Aula
Para turmas de
Primeiro e Segundo Ano:Planos semanais, divididos em três sessões semanais.
Objetivo (em relação a Físico –Cinestésica. Corridas, Contestes, .Jogos de Corrida Variada,Jogo em Linha,Jogo em Círculo,Jogo de interpretação,Jogo de destreza,Fechada ,Jogo de destreza Aberta, Auto controle). (e domínio do as habilidades para jogar).
Objetivo: (Em relação à competência percepto cognitiva),jogos de interpretação e reprodução de movimento,Criação de Movimento, solução de desafios com material e sem material,filmes músicas.
Aulas Diretivas, onde o comando é do professor.
Aulas Não diretivas: Quando os alunos interagem com os conteúdos apreendidos e o de suas preferências com e sem materiais.
Conceitos e conteúdos trabalhos
Princípios de motricidade à Aprendizagem ao Desenvolvimento de Habilidades Motoras.

• Identificar padrões fundamentais de movimento (pular. golpear uma bola)
• Desenvolve um vocabulário de motricional básico
• (por ex. espaço pessoal, níveis alto e baixo, velocidade alta e baixa, pouca ou muita força, equilíbrio, giro).
• Aplicar conceitos adequados ao desempenho de cada criança; (por ex. mudar de direção enquanto correm)
Desenvolvimento.
Metodologias que oportunizaram maior aprendizagem
A metodologia utilizada, foram os jogos de baixa organização e recreativos, as aulas e atividades ritimcas, e historiadas. Jogos de interpretação.
O método utilizado foi o de aulas práticas e teóricas, expositivas e interpretativas.
Os planos são elaborados com objetivo de desenvolver as competências físicas –cinestésica,competência percepto-cognitiva e sócio emocional.
Avaliação observativa:
• Potencialidades a serem observadas
Amostra de referência
• Caminha ,corre, saltita e pula para frente e para os lados e muda rapidamente de direção em resposta ao sinal.
• (Identifica e usa uma variedade de relações com os objetos)p,ex., acima/abaixo,atrás/ao longo /(através de).
• Identifica e começa a usar a técnica empregada (flexão das pernas) para amortecer a volta ao solo depois de saltar.
Conscientização
• conscientizar as regras de convivências e os combinados no ambiente escolar,com todos os alunos e professores.
• Promover a consciência de preservar,saber cuidar do meio ambiente mútuo.
• Construir e conscientizar sobre a importância dos valores e atitudes saudáveis para conviver através de vídeos educativos e aulas expositivas,teatro dramatizações etc...
Recuperação
A Recuperação dos conteúdos se dá  através de repetição das atividades, ou a mudança de jogo com o mesmo objetivo.Paro que o grupo aumente a sua competências .
O diálogo e as  conversas em roda, para resolvermos as situações referentes aos problemas de relacionamento intra e interpessoal.
Modelo de relatório
Relatório e Planejamento para aulas com turmas do 1º e 2ºano Perfil da Turma (aspectos positivos e negativos)
Pontos positivos;
È muito bom trabalhar com esta turma é composta por crianças alegres e extrovertidas. Interagem e participam das aulas com muita alegria. Alguns conflitos surgem durante as brincadeiras, mas logo são solucionados. As crianças estão aprendendo a conviver com regras e disciplina. Existem os que participam das atividades propostas, enriquecendo-as e sugerindo outras.
Já se organizam para brincar e jogar solicitam ajuda e mediação nos conflitos que surgem durante as brincadeiras. Gostam de pular cordas, pega-pega, jogos com bolas, arcos e outras atividades de brinquedos cantados. Locomovem-se bem no espaço nas atividades de corridas variadas, em linha e em círculo e atividades individuais.
Nos jogos estão aprendendo a respeitar regras, mas ainda existemos que  estão aprendendo a interagir e cooperar e utilizar e compartilhar  os materiais nas atividades em grupo.
-Pontos negativos-
Eles agem com muita ansiedade e com dificuldade de socializar os materiais, mas mantêm um bom relacionamento com as professoras.
Estão em pleno desenvolvimento cognitivo, motor e sócio-afetivo.
Nos contestes torcem para que seus colegas se saiam bem.
Também precisam melhorar um pouco a disciplina e o barulho inicial na hora da chamada,na hora da saída,para o pátio e entrada de volta da quadra.
Professor (a) Clarice Corrêa Disciplina:Educação Física.
18/11/2009 17:16
De: valderi furtado rodrigues (valderi.furtado@oi.com.br)
IP: 201.9.96.20

Re: Plano anual de educação física

estou confecionando um pano de aula de educação física: meu tema é jogos de mesa e tabuleiro, só que vou falar sobre o dominó, mas queria fazer diferente este jogo. Ex dominó humano usando as quatros operações, peço ajuda.
Seu IP: 54.90.148.124 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)