Fórum de discussão sobre os jogos eletrônicos no processo educacional e na formação moral do aluno.

Tags: jogos aprendizagem comportamento
10/05/2007 10:35
De: SILVIA SANTOS DO NASCIMENTO
IP: 10.100.101.63, 200.187.22.66

Jogos Eletrônicos na Educação

A busca das crianças por entretenimento está em constante mudança, desde as brincadeiras tradicionais até os jogos eletrônicos cada vez mais realistas. Embora popular como forma de entretenimento, enfrentamos uma realidade em que o uso dos jogos eletrônicos é pouco discutido ou, pior, é discutido por pessoas com uma visão parcial do assunto, já que não utilizam os jogos eletrônicos  para entretenimento como as crianças, apresentando visões limitadas sobre seus benefícios e prejuízos. Alguns estudos apresentam, de maneira direta, como os jogos eletrônicos estão presentes nas vidas de nossas crianças, como o assunto é discriminado, pré-julgado e desconhecido pela sociedade, os atuais estudos mostram o quão importante é debater o assunto na escola e como é possível integrar o uso dos jogos eletrônicos de forma positiva na vida dessas crianças.
A prática de jogos eletrônicos entre os alunos podem, com a ajuda dos envolvidos, constatarem que é possível utilizar o referido jogo como ferramenta didática e como estamos atrasados em colocar o tema em pauta nas nossas escolas.
08/05/2007 20:40
De: Dania
IP: 192.168.3.64, 201.32.244.42

Jogos eletronicos na educação

* Os jogos eletrônicos sempre educam porque são constituidos por conteúdos específicos, ou seja, ao serem desenvolvidos,  são empregados saberes, interesses, objetivos, estratégias, etc.
* Os jogos que tenho observado sendo praticado por jovens e adolescentes são os do tipo interativo, como Run Scap e Raboo. Nunca imaginei um jogo com conteúdo educativo, exceto em jogos para crianças muito pequenas.
* A  pedagogia cultural entende que os processos educativos ocorrem em vários locais além da escola. Os sujeitos aprendem em diferentes lugares, de diferentes formas, em diferentes contextos. Além da escola, são igualmente considerados como espaços pedagógicos os momentos/lugares como os jogos eletrônicos, os filmes, as revistas, as bibliotecas, os jornais, os brinquedos, os anúncios publicitários, etc.
10/05/2007 17:55
De: vania
IP: 192.168.3.198, 201.50.15.148

Jogos eletronicos na educaçâo

2 Na verdade, fenômeno da cultura de nosso tempo. Os jogos mais praticados,hoje são osgames,         quase em todos os lugar tem uma maquina de jogo.  
Os jogos eletronicos, em todos os casos, educam quem joga de alguma forma .  seja ela agilidade, concentração, pecepção.
3  Os jogos eletronicos educam para consumo,e  para a violência . De uma forma ou de outra.
07/05/2007 19:52
De: cristina
IP: 192.168.3.176, 201.32.243.99

Jogos eletonicos na educação

qualquer jogo, independente dos objetivos,do seu planejamento,pode ser empregado no processo de aprendizagem.  
-
porque e ludico, a criança interage com a maquina
playstation
ainda não observei interaçao com a escola
desenvolvimento ataque e defesa com base no uso de armas e golpes fisicos gerando para os jovens muitas vezes atos de violencia.
26/12/2007 14:53
De: fernanda
IP: 201.69.251.10

TCC

Olá a todos...
Gostaria de pedir a ajuda de alguem que tivesse conhecimento sobre o beneficio que os jogos eletronicos podem proporcionar para a criança em fase de aquisição de conhecimento, pois pretendo elaborar meu TCC abordando esse tema...etou no ultimo ano do curdo de Pedagogia...e se alguem puder me ajudar mandando artigos e opniões em meu e-mail ficarei extremamente grata...
mto obrigada
e-mail(nanda_linkin@msn.com)
07/05/2007 20:36
De: cely
IP: 192.168.3.138, 201.32.243.99

Jogos eletronicos

1)No decorrer dos jogos a cçc desenvolve as hab.de concentração,competição,colaboração, memoria, criatividade sua contribuição é que educa quem joga,levando-os a desenvolver outras habil é utilizado como ferramenta de aprendizagem ja que precisa de elaboração 2)Porque ele tem o controle do desenvolvimento do jogo e o mesmo se sente no jogo,interagindo com o mesmo, e essa situação mexe com o imaginario, o desejo. com relação as observaçoes  dos jogos nunca a fiz,com relação aos jogos eletronicos   3)Alguns jogos levam a comportamento violento pelo tipo do jogo do qual o jogador ele tem que jogar.Todavia o ambiente que o mesmo esta inserido influenciara determinantimente,outro fator é que para ter exito no jogo faz-se necessario mata, atirar, eliminar o outro para ser vencedor, e isso pode formar no individuo a certeza que precisa ser agressivo, nao permitir que entrem no seu caminho como unica forma de galgar resultados positivos sem contar que quando é praticado com jogadores  que ja tem comportamento agressivo torna-se um estopim para ele externalizar sua agressividade ou ate mesmo pela pratica permanente do jogo, sem contar que muitos utiliza como forma de discarregar sua ira, descontentamento, egoismo,egocentrismo nao esquecendo que a violencia tambem e acarretada por questoes biologica. Percebo que a aprendizagem nao se constitui no ambiente escolar,e sim, no cinema, teatro, jogo, conversa, leitura. sendo assim se os jogos tiverem cunho educativo ou nao, leva a aprendizagem fora do ambiente escolar.
21/05/2007 13:34
De: Silvani Scott (taniscott07@yahoo.com)
IP: 201.32.206.32

Jogos eletronicos na educação

Os jogos eletrônicos são um fenômeno cultural digital, que podem proporcionar ao sujeito prazer, apreensão, fascínio, êxtase, e simula combates a partir de estratégias de ataque, defesa, etc.
  Dentro do processo educacional, os jogos eletrônicos influenciam de uma forma indireta o aprendizado do indivíduo, proporcionando um entendimento do conteúdo de uma forma prazerosa, constituindo, assim, o conhecimento necessário àquela determinada área de estudo.
  Sendo assim, através dos jogos eletrônicos, o sujeito pode adquirir diversas formas de aprendizado, porém o mesmo deverá estabelecer o equilíbrio para que essa prática não venha influenciar de forma negativa posteriormente na sua interação com o outro.
08/05/2007 20:38
De: denisson santos ornelas
IP: 192.168.3.61, 201.32.244.42

Resposta

o jogo eletronico para mim  educar .os jogos que as crianças e adolescentes mais gostao sao os games  estes jogos sao planejados para a aprendizagem das crianças em geral (jogos campo minado, futebol ) 2-por que os  jogaos violentos estao ligados no dia- dia dos adolescentes (jogos de gerra açao e outro sempre mostramo esta realidade                                                                                                                                                                                                                                                                                  
10/05/2007 19:17
De: Tatiane S.Silva
IP: 192.168.3.136, 201.50.15.148

Jogos Eletrônicos e Educação


1º- Raciocínio lógico ,percepção visual, coordenação motora, agilidade e atenção.
2°- a)Os jogos de combates. Suponho que seja pela adrenalina de combateros rivais.
     b) Sim, SuperMário, Jogo do Milhão.
3º- a) Devido aos acontecimentos trágicos,que foram comprovados a influência de jogos com armas.
      Entende-se que os processos educativos ocurrem em vários locais além da escola, onde o sujeito aprende  em diferentes lugares, de diferentes formas e contextos.
      São iguamente consederados com espaços pedagógicos os momentos/lugares:como os jogos eletrônico, os brinquedos e outros
07/05/2007 21:01
De: Gloria Rocha
IP: 192.168.3.123, 201.32.243.99

Questão 1


O jogos eletrônicos educativos são recursos , que estimula o aluno desenvolvendo a sua aprendizagem, através da ludicidade.
A sua importância dentro da educacão traz o conhecimento e constroe o raciocinio lógico.
Dentro da minha prática como educadora , eu tenho utilizado no meu laboratório de iformatica  jogos educativos, que levem os alunos a dispertar o gosto pela leitura, a matemática , geografia e outros.
Já os jogos eletrônicos  violentos, me deixa muito preocupada , pois esses tipos de jogos poderão afetar o  comportamento da criança ou adolescente que está em formação, deixando muitas as vezes agressivos e dispersos.
07/05/2007 23:19
De: marcia (dannymarciav@yahoo.com.br)
IP: 189.13.111.194

Jogos eletrônicos e educação

Varias habilidades são desenvolvidas dentro de um jogo eletrônico como: criatividade, concentração, habilidade motora, raciocínio lógico, controle.Esses jogos possuem diferentes interesses,objetivos, e estratégias. O conteúdo do jogo é mais voltado ao ambiente escolar, relacionando o jogo a matérias especificas como:matemática, Física, Historia...e isso contribui para o seu conhecimento pedagógico. Mas crianças e adolescente pelo que posso perceber procuram por jogos que contenham mais ação como os jogos do tipo: persiguição, de atirar, de luta, de corrida e outros, onde eles podem vivenciar o jogo(fazer parte) e por isso se concentram tanto ,pois estão “dento do jogo” . Particularmente conheço poucos jogos educativos. Alguns autores  afirmam que os jogos eletrônicos levam a comportamentos violentos devido aos exemplos ocorridos ultimamente por adolescentes que assistem a esses jogos violentos como o rapaz do cinema que metralhou a platéia como nos jogos.
08/05/2007 15:14
De: Edilene silva (edi68ss@gmail.com.br)
IP: 201.32.213.22

Jogos eletronicos e educacao

Várias habilidades são desenvolvidas com ex; a coordenação motora, percepção agilidade, cooperação.
pedagogicamente podemos destacar o raciocinio logico e a concentração que tem grande valor para a educação das pessoas, considerando que tudo isso pode levar a um interesse maior pelas disciplinas estudads nas escolas.
os jogos seduzem pelo lúdico, pela disputa, e por ser interativo se torna mais atraente, é uma brincadeira que as crianças levam a sério, por isso eu diria que são educativos em termos, pois alguns educam para a violência(se bem que violência se aprende também no meio em que vivemos)e outros são educativos de maneira construtiva e cultural, a pedagogia cultural entende que o processo educativo ocorre em vários ambientes entre eles a escola, o meio social dentre outros.
07/05/2007 20:46
De: Marta
IP: 192.168.3.128, 201.32.243.99

Jogos Eletronicos, Educação e Violência

Como em tudo esistem os pontos negetivo e os pontos positivos, os jogos tambem podem contribuir Como em tudo esistem os pontos positivos e os pontos negativo, se o individui não tem uma boa estrutura emocional equilibrada, vive no meio onde tem violência, e ainda erda dos seus é claro estes jogos podem influênciar, (a depender dos jogos). Por outro lado eles contribuem para a educação, desenvolve o senso critico, a percepção,  a concentração e etc. o jogo pode aproximar o individuo da sua realidade.
Pedagogia Cultural, entende que os processos educativos ocorrem em vários locais além da escola, os sujeitos aprendem em diferentes lugares, de diferentes formas, em diferentes contextos.
07/05/2007 17:09
De: Luzia
IP: 200.187.22.70

Jogos eletrônicos e Educação

Após a leitura do texto sobre Jogos Eletrônicos e Educação, alguns questionamentos surgem tipo: 1-Que habilidades são desenvolvidas em crianças e adolescentes no decorrer de um jogo eletrônico já que o autor do texto Cláudio Lúcio Mendes afirma que eles educam? Em que contribuem pedagogicamente?
2-Porque eles seduzem e levam a tanta concentração? Quais os tipos de jogos mais praticados por crianças e adolescentes, observados por você? Já visualizou a articulação do jogo com o conteúdo escolar? Em que jogo?
3-Por que alguns autores afirmam que os jogos eletrônicos levam a comportamentos violentos? O que é a Pedagogia cultural e qual a sua relação com os jogos eletrônicos?
Seu IP: 54.83.122.227 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)