Professores, neste espaço vamos discutir o nosso papel na criação de situações de aprendizagem.

Tags: e tecnologia
03/10/2006 22:12
De: Zélia Barbosa
IP: 200.103.28.219

Papel do professor

Muito interessante o assunto abordado uma vez que coloca com bastante clareza e papel do professor  no processo de ensino-aprendizagem, sendo que o professor, não é um mero transmissor de conteúdos, e sim o mediador  do processo de  aprendizagem do aluno.
É um grande desafio hoje , diante de tantas possibilidades e perspectivas a articulação e potencialização das ações pedagógicas, nos remetem à reflexões sobre nossas práticas atuais.
De um lado os "métodos tradicionais que colocam o aluno  como mero recebedor de informações , por outro lado , existem abordagens pedagógicas que enfatizam o trabalho por projetos  e o uso das tecnologias da informação e comunicação " , colocando o aluno na condição de aprendente , construtor do conhecimento. Muitas vezes ficamos na encruzilhda sem saber o que fazer , como fazer .
Os PCNs nos indicam os princípios filosóficos " aprender a aprender", "aprender a ser", aprender a conviver", que confirma o que propõe o referido texto .
Deixo aqui uma indagação: Qual o modelo de professor ideal? Como alcançar o ápice conseguindo ser aquele professor que  contextualiza tudo  com tantas limitações  nas ações práticas?
16/03/2007 19:07
De: Ilda Martins de Sousa
IP: 200.140.108.224

Papel do professor

Como todos nós, os alunos precisam colocar a mão na massa para aprender, pois só reproduzir não traz a aprendizagem necessária para o seu crescimento.
Portanto os alunos necessitam vivenciar ações reflexivas onde ele tem que pensar decidir e agir demonstrando o seu crescimento e sua aprendizagem.
O professor como bom mediador tem que estar propiciando estes momentos aos seus alunos, só assim ele contribuirá para o se crescimento.    
28/09/2006 09:55
De: Maria Assis
IP: 200.103.28.219

Ser professor...

Antigamente quando nos imaginavámos  professores, não sabíamos a dimensão que isso representava.
Professor é modelo, precisa articular na sala de aula condições alternativas de aprendizagem para os alunos.
09/11/2006 15:10
De: Maria Valdete Gomes Vieira
IP: 201.40.62.9

Papel do professor

      Diante de uma sociedade em que os apelos mediátistas e os modismos funcionam cada vez mais como diretrizes para a ação e para o comportamento dos nossos alunos, o professor tem que ser um aprendiz permanente, desenvolvendo sempre habilidades de coloboração, comunicação, pesquiza e pensamento. Há uma nova moda em educação, a das "novas competências", diante desta realidade, o professor precisa deixar de ser selecionador para ser um gestor do conhecimento.
      Daí a importância do trabalho de sedução  do professor, frente aos alunos, talves hoje o mais importante não seja "ensinar" mas encantar. É preciso mostrar aos nossos alunos que "aprender é gostoso, mas exige esforço"como dizia Paulo Freire. Para isso o professor precisa enovar a cada dia, e para isso precisa conhecer só assim, paderá fazer uma seleção crítica das informações e garantir uma aprendizagem de qualidade e prazerosa.        
13/11/2006 11:42
De: Naya Melissa Gomes Castilho
IP: 201.88.118.183

O papel do professor

    Estamos vivendo em um mundo tecnológico. Por isso o professor precisa rever a sua prática no processo ensino aprendizagem. Pois, como educadores, temos que transmitir aos alunos a importância e a nacessidade de conhecer e saber usar essa tecnologia de uma forma que possa ter significado para suas vidas.
08/11/2006 19:40
De: Lucivaine Borges Ferreira Bomtempo
IP: 201.34.251.2

Papel do Professor

  O avanço tecnólogico exige um novo perfil do professor, precisamos estar informado, ter capacidade de tomar decisões e principalmente adaptar as mudanças exigidas pela sociedade. Como educadores temos o compromisso e a responsabilidade de estar sempre melhorando nossa prática, buscando novas formas de ensinar, utilizando os mais variados recursos metodológicos pois as inovações estão chegando cada vez mais rápidas e abrangentes. Devemos transformar a escola em algo dinâmico, significativo e participativo, aproximando a teoria da prática com postura interdisciplinar.
07/11/2006 20:53
De: Maria Adélia Bontempo
IP: 201.67.121.244

O Papel do professor

Estamos vivendo na era da informática, é preciso ter em mente que para assegurarmos uma educação de qualidade aos nossos alunos, precisamos estar constantimente em busca de capacitação e momentos de reflexão que nos possibilitem repensar se a nossa prática esta oferecendo aos nossos alunos uma aprendizagem com significados que venham de encontro às transformações que ocorrem na sociedade. A nova sociedade exige educadores inovadores, criativos pesquisadores, que estimulem seus alunos a pensar, a conhecer, a conviver, a ser parte de um mundo globalizado.

09/11/2006 21:41
De: Nahaman Sardinha Cardoso
IP: 201.88.117.123

O Papel do Professor.

     Acredito no professor que se atualiza para, na função que lhe é confiada, ter conhecimento no sentido de poder dosar suas atividades de maneira que as torne difíceis, porém possíveis, para que os educandos, com isso, consigam desenvolver dentro dos conteúdos propostos.
08/11/2006 08:31
De: silvania
IP: 201.67.84.144

O papel do professor

O professor deve conceber o conhecimento como construção, onde o sluno participa de seu próprio aprendizado. o aprendizado vivido e praticado numca esquecido, portanto cabe ao professor criar situações de aprendizagem onde o aluno aprende fazendo e aplicando os conhecimentos de acordo com as situações que forem surgindo em sua própria realidade.
01/06/2007 09:46
De: Maria Laine Ferreira Parreira
IP: 201.10.182.57

O papel do professor no gerenciamento da aprendizagem

       O professor tem um papel fundamental na vida escolar do seu aluno porque ele traz para dentro da sala de aula meios que irão proporcionar condições de um maior crescimento intelctual do mesmo. E na condição de mediador o professor irá transformar a vida de seu aluno levando em conta a ajuda que proporcionou e o que o seu aluno trouxe de casa.
07/11/2006 08:23
De: Jaci A.A. Pagôto
IP: 201.67.84.140

Papel do Professor

Vivemos na era da informação! Nós educadores temos o papel de transformar as informações em conhecimentos, pois estes podem se transformar em experiencias significativas para nós e nosssos alunos.
Temos um papel essencial na formação de seres humanos; através de nossa postura, do nosso conhecimento é que contribuiremos na formação de cidadãos críticos, atuantes e participativos...
Ortega & Gasset nos instiga... "sempre que ensinares, ensina também a duvidar do que ensinas."
Abraços à todos os que de uma forma ou de outra contribui para uma sociedade diferente: justa, fraterna, igualitária....
28/09/2006 10:18
De: Isabel
IP: 200.103.28.219

Contirbuição

O papel do professor na aprendizagem não é mais aquele que tem de saber tudo. Ele aprendi junto com aluno. O seu papel é de mediador e orientador, pois ele tem uma bagagem maior do que do aluno, pois ele já passou por mais etapas de aprendizagem e tem um amadurecimento, mas nem por isso tem que se portar como dono do saber. O professor tem que ser criativo, conhecer as limitações suas e dos seus alunos e respeitar  o tempo de cada um, embora sabendo disso não é fácil pra ele colocar isso em prática. Devido a isso ele tem que buscar sempre novos caminhos e ter formação contínua.
Não podemos ficar estático diante dos novos desafios.
Seu IP: 54.226.59.137 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)